Segurança de brinquedos

É normal ter diversas preocupações enquanto seu bebê está crescendo, e a preocupação com segurança está sempre lá no topo da lista.

O site do Inmetro tem diversas cartilhas disponíveis, dentre elas uma muito interessante é a de criança segura. Essa cartilha explica bem o quanto é importante escolher um brinquedo adequado, para uma idade adequada para não ter chance de gerar riscos para as crianças. Não vamos entrar nos pormenores das especificações, mas é importante saber que o selo do Inmetro garante um produto confiável e seguro.

As crianças até um ano tem como acidentes mais frequentes os que causam asfixia/sufocamento. Já entre as crianças de 1 a 3 anos as causas mais comuns são quedas. Essas são as idades mais críticas para boa escolha de brinquedos: se por um lado precisam de muito estímulo, por outro precisam de muito critério na seleção. Algumas dicas podem ajudar:

• Embalagens devem ser descartadas ou pelo menos mantidas for a do alcance das crianças;

• Mesmo nos brinquedos importados busque o selo de informação do importador e responsável pelo brinquedo;

• Os brinquedos devem ser de boa procedência e adequados para a idade.

Aqueles brinquedinhos baratinhos, comprados na banquinha não possuem selo de garantia do inmetro e não foram testados quanto a chance de serem feitos com produtos tóxicos, soltar pedaços e oferecer os mais variados riscos. E pior, se acontecer um acidente não tem nem mesmo a quem reclamar ou reinvindicar.

Mesmo quando a criança se mostra avançada para sua idade, convém respeitar a idade indicada nas embalagens. Ela normalmente trata não apenas das capacidades da criança de interagir com o brinquedo, mas também aponta o risco de a criança se machucar, por exemplo, ingerindo peças pequenas. O instrinto explorador está sempre alerta e muito se aprende pela boca.

Busque seriedade e compromisso, com segurança não se brinca!

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *