Recém-nascido no colo? O futuro do seu filho agradece!

Bebês recém-nascidos inspiram muitos cuidados dos pais. Porém, muitos responsáveis evitam algo fundamental para o desenvolvimento da criança: pegá-la no colo!

Isso mesmo! Pegar o recém-nascido no colo pode ajudar (e muito!) e são estudos que comprovam isso.

Quer descobrir que benefícios pegar recém-nascido no colo traz? Continue lendo!

 

Pegar recém-nascido no colo faz bem? Vamos aos dados!

Um estudo publicado em 2017 analisou 125 bebês nascidos no National Children’s Hospital (EUA), incluindo bebês prematuros e os com gestação a termo e os resultados foram surpreendentes. Aqueles que desfrutaram de pouco contato com o toque de outra pessoa, seja pais ou mesmo profissionais de saúde, apresentaram uma menor sensibilidade e resposta neural mais fraca em relação ao toque.

 

Atenção redobrada aos bebês prematuros

Ter uma boa interação com as pessoas e com o ambiente que o cerca é fundamental para o desenvolvimento de todo o bebê em um ser humano saudável e integrado à sociedade. Por isso, além de não ter medo de pegar bebês recém-nascidos no colo é preciso que os pais busquem o contato com os filhos, mesmo quando estes nascem prematuros.

Existem muitos motivos para que os bebês prematuros tenham contato direto com seus pais, os principais são:

  • Ganhar peso mais rapidamente
  • Regular a temperatura, diferente da disponível na UTIs neonatais
  • Dá ao bebê tranquilidade e sensação de segurança e aconchego
  • Redução do risco de infecção hospitalar

 

Então as visitas devem pegar os bebês recém-nascidos no colo?

Não é bem assim! Os bebês devem desenvolver um vínculo com seus pais e com as pessoas que farão parte de sua rotina, além disso, visitantes podem levar germes e bactérias que podem fazer muito mal ao pequeno. As visitas devem sempre higienizar as mãos com água e sabão, além disso tenha sempre álcool em gel à vista.

Quando é recém-nascido, o bebê ainda está se adaptando ao mundo fora do ventre da mãe, por isso, seu ciclo de sono ainda está se regularizando. Por todos estes motivos, o ideal é que uma visita a um bebê no colo não dure mais que 45 minutos.

Viu como pegar um bebê recém-nascido no colo é importante?

E você, conseguiu perceber o vínculo aumentado à medida que o bebê ia sentindo o seu toque? Seu bebê está para chegar? Conte para nós sua expectativa!

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *