Perguntas e respostas: vacinas

P: Vacinas tem efeitos colaterais?

R: Sim, cada uma com seu efeito colateral próprio, porém a maioria é usada em grandes parcelas da população e sem maiores problemas. Na maior parte das vezes e para maior parte das vacinas, temos mesmo uma mistura de febre e dor local. Lembre-se de sempre perguntar para o seu pediatra quais efeitos esperar da próxima dose.

P: Os benefícios superam os riscos das vacinas?

R: Sim, não há dúvidas. As vacinas foram capazes de minimizar e até erradicar grande parte das doenças que matavam o homem. As vacinas mais novas que foram usadas em um número menor de pessoas e não conhecemos seus efeitos colaterais. Na dúvida confira como o resto do mundo está fazendo ou entre em contato conosco.

P: Adultos também vacinam?

R: Claro. A cada ano aumentam as vacinas esperadas para um adulto e até pelos idosos. Agora, nós adultos já temos vacinas para pneumococos, gripe, HPV e tríplice viral e bacteriana, além daquelas específicas para os riscos que corremos. O sucesso foi tanto com as crianças e parece se repetir nos adultos e idosos. Cuide-se!

Para mais informações, o site do Ministério da Saúde tem um calendário interativo bem simples de acompanhar.

Comentários

comments

Juliana Guntert

Professora, formada em letras e administração e com técnico em comércio exterior. Tem como aspiração de vida poder conversar com o mundo inteiro.