Perguntas e Respostas: Aedes Aegypti

P: O mosquito Aedes Aegypti pica apenas de dia?

R: Em informativo do instituto Oswaldo Cruz, foi relatado que o Aedes é um mosquito muito adaptável que estava picando em horários variados, dessa forma o mais prudente é esperarmos por picadas em qualquer horário.

P: O mosquito Aedes deposita seus ovos em água acumulada limpa. Dessa forma basta retirar a água acumulada a cada cinco dias?

R: Não. O ovo persiste viável em até 450 dias de tempo seco, dessa forma mais do que retirar a água é preciso lavar os recipientes.

P: A vacina da Dengue vai ser oferecida na rede pública de saúde?

R: A vacina foi aprovada pela ANVISA e não há previsão de incoorporação pelo Sistema Único de Saúde.

P: A vacina contra a dengue é segura?

R: A vacina contra Dengue aparentemente é segura, contudo ainda não foi utilizada em grandes populações e efeitos colaterais e eventos adversos podem surgir ao ser aplicada em larga escala. Trata-se de uma vacina de virus atenuado e liberada apenas para população maior de 9 anos. Precisamos de tempo para estarmos convencidos da segurança e adequação da vacina.

P: Existem alguns cuidados específicos para uso de repelentes nas crianças?

R: As menorzinhas vivem colocando a mão na boca e por isso não devemos aplicar repelentes nas mãos e dedos. Outros pontos não devem receber repelentes tais como mucosas (boca, olhos, bumbum) e áreas que apresentarem feridas. Nunca permitam que apliquem sozinhos ou que permaneçam com repelente durante o sono.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *