Os bebês deveriam dormir no quarto/cama dos pais?

O nascimento de uma criança traz consigo muitas novidades e dúvidas, além do desejo dos pais de sempre fazerem o melhor para o seu filho, o que inclui assisti-lo em todas as suas necessidades, mantendo-o sempre feliz e em segurança.

Um dos primeiros questionamentos que costumam surgir diz respeito ao lugar mais adequado para o bebê dormir nos seus primeiros dias ou até meses de vida. Ou seja, ele deve dormir em seu berço no próprio quarto, no berço mas no quarto dos pais ou os pais devem compartilhar a cama com o filho recém chegado? Esse assunto divide muitas opiniões e suscita polêmicas entre os pais e os profissionais da área da saúde. Os pediatras responderiam não pelo risco de morte súbita e asfixia muito aumentado pela presença de uma outra pessoa na mesma cama. A psicologia, sugere também que há consequências futuras para a criança, como por exemplo excesso de apego e dependência dos pais, além dos problemas que podem surgir no relacionamento dos pais devido à perda de privacidade do casal.

Contudo, como sempre alguns pesquisadores apontam que dormir com o bebê na mesma cama ou no mesmo quarto é uma atitude biologicamente apropriada, visto que as fêmeas mamíferas dormem com os seus filhotes. Trata-se de um hábito que contribui para a saúde e o bem estar dele pois pode proporcionar-lhe mais horas de amamentação, visto que a mãe estará mais próxima, e essa comodidade a médio/longo prazo favorece a permanência da amamentação como principal fonte de alimentação por mais tempo. Ou seja, a prática da cama ou quarto compartilhado, quando feito com segurança e respeitando limites, é muito controverso.

Nesse blog optamos por sempre colocar juntos literatura científica e segurança, sendo assim orientamos ao início desde sempre de bons hábitos e instituir para aqueles que tolerarem/gostarem ou apenas suportarem os sistemas de monitoramento, como as “babás eletrônicas”. Dessa forma o bebe aprende a estar nos seu quarto, não corre riscos vinculados com a divisão de camas e pode ser prontamente assistido por qualquer demanda. Cuidem-se!

Comentários

comments