Como escolher os melhores brinquedos educativos para as crianças?

Grandes aliados na criação e desenvolvimento das crianças, os brinquedos educativos têm ganho cada vez mais mercado. Engana-se quem pensa que se for educativo, não será divertido! Além de sua função lúdica, os melhores brinquedos educativos ajudam a acalmar a criança, desenvolver sua coordenação motora e capacidade intelectual. Além das dicas que você vai ver neste post, esteja atento a classificação indicativa dos brinquedos, pois muitos podem conter peças pequenas, se tornando um risco para o seu filho.  

Os melhores brinquedos educativos para bebês

Quando o bebê tem três meses de idade seu sentido mais maduro é a audição, então os melhores brinquedos educativos são aqueles com músicas e sons de animais. Entre quatro e seis meses, o bebê melhora sua visão, começando a diferenciar formas e cores. O tato também tem uma evolução significativa, além dos dentinhos começarem a nascer. Invista em chocalhos, mordedores e bolas divertidas. Entre seis e meses e um ano a criança começa a explorar o ambiente, engatinhando e depois andando. Bons brinquedos para ele são rolos de engatinhar, além de cubos e jogos um pouco mais lógicos como tentar encaixar peças com determinados formatos no lugar certo, puxar e apertar peças. Um dos melhores brinquedos educativos para crianças entre um e dois anos são livros com fantoches e relevos. Além de criar um importante laço entre pai e filho, estes livros vão despertar os sentidos e o entendimento de narrativas nos pequenos.  

Os melhores brinquedos educativos para crianças

Crianças com dois e três anos têm maior capacidade motora, de fala e de movimento corporal. Esta é uma boa idade para estimular seu filho a guardar os brinquedos depois de brincar. Bons brinquedos para esta fase são material para desenhar e colorir, triciclos e piscinas de bolinhas. Já as crianças entre quatro e cinco anos estão começando a aprender letras e números, então é ideal incluir isso em suas brincadeiras com jogos e quebra-cabeças. Agora, quando a criança está na fase entre seis e oito anos, é hora de estimular suas habilidades sociais e atividades mais complexas, pois na escola ela estará completando sua alfabetização, além de desenvolvendo seu raciocínio lógico-matemático. Os melhores brinquedos educativos para esta fase são xadrez, jogos de carta e kits de ciências.   Gostou das nossas indicações para os melhores brinquedos educativos para crianças? Use os comentários para compartilhar suas próprias dicas e experiências com brinquedos educativos!
Quer saber se está fazendo o máximo pela autonomia do seu filho? Baixe nosso ebook aqui.
A Corujando sempre disponibiliza conteúdo que pode te ajudar a estimular seu filho. Fique antenado (a).

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *