Iodo na gravidez: fundamental para a saúde do seu bebê!

Sabia que o iodo na gravidez é fundamental para o bom desenvolvimento do bebê, principalmente o intelectual?

Venha conhecer mais sobre esse importante elemento e sua relevância para o desenvolvimento dos pequenos.

 

Mas o que é iodo?

O iodo é um elemento químico fundamental. Ele é encontrado especialmente em algas marinhas e peixes tendo grande importância no corpo humano, sendo muito importante para o desenvolvimento do feto durante a gravidez e nos hormônios das pessoas.

A quantidade de iodo na gravidez recomendada é de 200 a 250 mcg (um milionésimo de grama) por dia. Converse com seu médico e faça exames regulares, pois isso vai indicar se é preciso tomar complementos de iodo ou apenas manter uma alimentação saudável…

 

Quais são os alimentos ricos em iodo?

As principais fontes de iodo na alimentação são:

  • Peixes (como Cavala, Bacalhau, Salmão, Pescada entre outros)
  • Algas Marinhas
  • Leite
  • Ovos
  • Queijos
  • Bacon
  • Camarão

Além dos alimentos ricos em iodo, é preciso estar atento aos que diminuem a absorção do iodo pelo organismo. Os principais desta categoria são broto de bambu, cenoura, couve-flor, milho e mandioca

 

Qual a real importância do iodo na gravidez?

Existem inúmeras pesquisas que revelam a importância do iodo na gestação. Por exemplo, as faculdades de Surrey e Bristol, no Reino Unido, fizeram experimentos sobre a concentração de iodo nos organismos das mães e o Q1 dos filhos e a descoberta foi surpreendente: crianças de oito ano s que as mães apresentaram carência de iodo apresentaram QI inferior ao das demais.

Mas atenção: o excesso de iodo na gravidez também pode ser um problema! Iodo em excesso pode afetar a tireoide e causar até hipotireoidismo, na mãe e no bebê.

 

Iodo e sal de cozinha

Você já deve ter ouvido que contém iodo no sal de cozinha, não é mesmo? O problema é que por conta disso a população brasileira acaba consumindo mais iodo do que o recomendado pela ONS, a Organização Mundial da Saúde.

 Na dúvida, opte por alimentos naturais aos industrializados.

Como foi com você, houve alguma preocupação com o Iodo na gravidez? Conte para a gente!

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *