Você sabe o impacto da musicalização infantil?

Aprenda porque a música é tão importante no desenvolvimento das crianças

Há algum tempo, surgiram diversas matérias na mídia sobre os benefícios de colocar música para o bebê ouvir ainda dentro da barriga. Segundo essas matérias, a prática traria uma série de benefícios para a criança após o parto. Não há, porém, estudos conclusivos sobre o assunto. Ainda assim, há uma produção científica considerável sobre os benefícios da musicalização infantil para bebês e crianças mais velhas. Listamos alguns dos benefícios já investigados:

Benefícios cognitivos

Há muitos estudos sobre o assunto. A exposição à música, assim como praticar um instrumento ou criar músicas simples é como um exercício para o cérebro, pois desenvolve e expande a rede neuronal, deixando-a mais complexa. A exposição à musica promove habilidades auditivas, ativa a memória e a recuperação de informações.

Benefícios no desenvolvimento da linguagem

Quando a música tem letra, ela é uma aliada incrível na aquisição da linguagem. É fácil lembrar palavras quando elas são ditas junto a uma melodia e quando são rimadas. A musicalização infantile também turbina a consciência fonológica, que é a capacidade de ouvir, identificar e manipular palavras e suas menores unidades: sílabas e fonemas. Portanto, músicas infantis com melodias fáceis e rimas oferecem uma grande oportunidade de desenvolvimento fonológico e de vocabulário.

Benefícios no desenvolvimento físico e motor

Atividades físicas são, sem dúvida, saudáveis. A música é uma ótima maneira de engajar as crianças em exercícios. Músicas animadas nos levam naturalmente a “dançar”. Até bebês que ainda não andam podem balançar o corpo no ritmo e bater palmas. Para crianças mais velhas, dançar, pular, girar são atividades encorajadas pela música. Treinar o acompanhamento do ritmo da música desenvolve atenção e coordenação. Aprender um instrumento, então, é um modo incrível de desenvolver a coordenação motora fina.

Benefícios na aprendizagem matemática e lógica

Algumas pesquisas encontraram conexão entre experiências musicais na primeira infância e o desenvolvimento posterior de habilidades matemáticas e processos de pensamento lógico. O ato de contar enquanto ouve música ajuda a criança a internalizar conceitos matemáticos. A musicalização infantil promove diversas oportunidades de desenvolver proficiência em matemática. Quando as crianças aprendem músicas, rimas e ritmos, elas estão treinando, principalmente, a capacidade de contar e de reconhecer padrões.  

Comentários

comments