Exploração sensorial: Entenda como estimular seu bebê

Já falamos como a primeira infância é uma época marcada por descobertas, dos bebês e de seus pais, além de como é importante estimular a criança de forma correta.

Você sabe o que é exploração sensorial e o que é possível fazer para que seu bebê se desenvolva de forma plena? Não? Então este post é para você!

 

Como se dá o desenvolvimento do bebê?

O desenvolvimento do cérebro do bebê decorre de cima para baixo (céfalo-caudal) e do centro para as extremidades (próximo-distal). Isso explica uma série de conquistas e realizações que o bebê é capaz de realizar à medida que se desenvolve.

Exploração sensorial é nome que se dá aos descobrimentos que o bebê realiza do mundo ao seu redor através dos seus cinco sentidos, compreendendo assim, as diferentes sensações que se pode sentir.

 

Como estimular a exploração sensorial na medida certa?

Os bebês precisam de estímulo para se desenvolver, mas os desafios dos pais (principalmente os de primeira viagem) é como saber o que é estímulo na medida certa.

Escolha brinquedos que estimulem a criança a se mexer e a se desenvolver. O segredo da exploração sensorial é dar a criança protagonismo em seu próprio crescimento.

Muitos pais, com as melhores das intenções, acabam comprando brinquedos que emitem vários estímulos sozinhos – como vibrações, sons e cores – o que não é tão eficaz no desenvolvimento da criança. Busque optar por brinquedos que tenham um objetivo, estimular certo sentido da criança e ofereça apoio para tal.

Para definir que estímulo você quer que seu bebê interaja, é preciso levar em conta sua idade e quanto o seu corpo já se desenvolveu.

 

Conquistas da exploração sensorial do bebê

Acompanhe o desenvolvimento do seu filho com seu pediatra e lembre-se: cada criança é diferente e tem seu ritmo. Confira as conquistas da exploração sensorial do bebê e saiba o que esperar:

 

  • Abrir os olhos e acompanhar o movimento com eles (lembre-se que os bebês nascem com a vista turva, então este é sim um grande passo)
  • Começar a sentir seu próprio corpo com as mãos, principalmente colocando a mão na boca.
  • Segurar coisas, como o dedo de pessoas e brinquedos
  • Depois dos seis meses de idade, começar a comer outros alimentos e aprender os gostos.
  • Interagir com sons, seja rindo de algo engraçado, dançando ou mesmo só virando a cabeça e acompanhando quando alguém fala.
  • Começa a se deslocar no espaço, seja levantando o corpo para acompanhar sons e movimentos, sentando e no futuro, engatinhando e andando.
  • Começa a reproduzir sons: batendo palmas, com brinquedos educativos, com a boca até que surgem as primeiras sílabas e palavras.

 

Como foi o desenvolvimento do seu bebê? Que ações para fomentar sua exploração sensorial você realizou? Conte para a gente!

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *