5 passos simples para trabalhar todas as etapas do desenvolvimento infantil

Confira algumas atividades e brincadeiras simples e divertidas para estimular seu filho, divididas de acordo com as etapas do desenvolvimento infantil.

É possível estimular a cognição do seu bebê com brincadeiras simples e divertidas. A seguir, algumas ideias simples de atividades para fazer com o bebê, de acordo as etapas do desenvolvimento infantil.

Nascimento até 3 meses de idade

Nessa fase, muitos pais e cuidadores não sabem bem como se engajar com o bebê. Afinal, o que ele mais faz é dormir, comer e chorar. Os melhores tipos de jogos para essa fase são aqueles que trabalham os 5 sentidos. Uma ótima brincadeira é mostrar um chocalho para o bebê e, alternadamente, balançá-lo dos dois lados da cabeça do bebê. Isso vai estimular sua visão, audição, foco e desenvolvimento motor.

3 a 6 meses de idade

Uma boa brincadeira para este período é a “bicicleta”. Com o bebê deitado de barriga para cima, movimente as perninhas dele como se ele estivesse andando de bicicleta. Enquanto isso, faça bastante contato visual e converse com ele. Esta brincadeira estimula bastante o tônus muscular e habilidades motoras, ajuda a preparar para engatinhar, além de promover o desenvolvimento da linguagem

A partir de 6 meses de idade

Em cada uma das etapas do desenvolvimento infantil há uma forma especial para trabalhar. Um ótimo jogo para esta fase é pegar um brinquedo de grande interesse para o bebê e escondê-lo embaixo de um pano ou de uma caixa e estimulá-lo a encontrar o brinquedo. Esse jogo trabalha o conceito de permanência de objeto, ou seja, ensina a criança que quando um objeto some de seu campo de visão, não significa que ele deixou de existir.

8 a 12 meses de idade

Agora o bebê já gosta muito de se sentir em pé. Um jogo muito divertido é segurar o bebê de pé, próximo ao chão, e ajudá-lo a chutar uma bola (pode ser com as duas perninhas ao mesmo tempo). Esse jogo também desenvolve o tônus muscular e a motricidade, além de estimular o foco em um objeto e fortalecer o vínculo.

1 ano em diante

A partir dos 12 meses de idade, a maioria dos bebês já está se preparando para andar. Se o seu bebê já fica em pé, que tal colocar músicas com letras infantis e dançar com ele? Essa atividade promove um ótimo vínculo, fortalece os músculos, estimula a audição e o vocabulário, além de divertir muito os pais e o bebê. Atente-se a cada uma das fases do seu filho e o estimule – de forma divertida e simples – em todas as etapas do desenvolvimento infantil.

Comentários

comments