Por que os bebês sorriem?

Será que os pequenos já sabem demonstrar alegria ou estão apenas imitando os pais? E quando estão dormindo, o que significam aqueles sorrisos tão bonitos? Você vai descobrir por que os bebês sorriem e muito mais no artigo de hoje!

Sorrisos de reflexo X Sorrisos de verdade

O bebê é capaz de esboçar sorrisos de reflexo até mesmo antes de nascer, ainda dentro do útero. Esse movimento dos músculos da face é muito comum e acontece com bebês muito novos. Quando o bebê ri durante o sono, não é reação a algum sonho e sim um caso de um sorriso de reflexo. Só por volta de dois meses, quando a visão do bebê melhora e ele consegue interagir melhor com o ambiente que o cerca que ele consegue, de fato, demonstrar emoções. Sorrisos de verdade, relacionados a algum tipo de situação ou interação são um ótimo sinal que seu bebê está se desenvolvendo da maneira esperada.  

Mas afinal, por que os bebês sorriem?

Existem diversas pesquisas (e muitas em andamento enquanto você lê este texto) que tentam entender porque os bebês sorriem. Para se ter ideia, grandes nomes como Darwin, Freud e Piaget já se tentaram compreender as motivações de um bebê para rir e gargalhar. Uma das principais conclusões é que para o pequeno, sorrir é uma forma de socializar, de interagir com o ambiente (e as pessoas) que o cercam. Em entrevista à BBC, o médico Caspar Addyman, que pesquisa o assunto no Birkbeck College, em Londres acredita que o sorriso é uma forma de comunicação do bebê antes da linguagem.  

Como fazer o bebê rir

Uma das atividades mais encantadoras no cuidado com os bebês é estimulá-los a rir. Descubra o que o seu bebê mais gosta, e acredite, podem ser várias ações que expliquem porque os bebês sorriem, por exemplo:
  • Uma careta,
  • Algum tipo de som,
  • Brincar com animais de estimação,
  • Jogos com braços e mãos
  • Brincadeira de esconde-esconde
  • Cosquinhas
Mas cuidado: não exagere nos estímulos! Seu bebê precisa descansar e ter a quantidade correta de encorajamentos para desenvolver todos os seus sentidos e coordenação motora.   Agora que você entende porque os bebês sorriem, conta para gente o que achou deste artigo? Como foi o primeiro sorriso do seu bebê? O que mais funciona para o fazer rir e gargalhar? Conta para a gente!

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *