Leitura infantil: como estimular seu filho a ser um leitor

Quer que seus filhos sejam adultos criativos, que falam e escrevem bem, além de possuir facilidade de concentração? Pois o principal caminho para este e muitas outras habilidades é estimular a leitura infantil. Mas como fazer isso em uma sociedade cada vez mais digital e distrativa? É o que vamos ver nas dicas deste post!

Um leitor deve ser criado

 Uma das formas mais eficazes de estimular uma criança é através do exemplo. Cada dia mais espertas e prontas para o diálogo e argumentação, foi-se o tempo que “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” funcionava. Agora, seja sincero, quantos livros você leu este ano? “Ah, mas meu filho ainda não está nem sendo alfabetizado”. Péssima desculpa! Por exemplo, ler para uma criança é uma ótima forma de desacelerar o pequeno e prepará-lo para dormir. Além disso, cria um forte laço entre pai e filho.

Como escolher os livros certos

 Além de ler para a criança, existem diversos títulos 100% ilustrados que vão estimular a curiosidade e o entendimento de narrativas para aquelas que ainda não estão aprendendo a ler. Para as crianças que estão em creches e pré-escolas, os espaços de leituras como bibliotecas e livrarias podem ser verdadeiros playgrounds. É importante o pai estar atento a recomendação indicativa do livro. Mesmo na categoria de leitura infantil há classificações etárias. Principalmente no que diz respeito ao tema abordado ou ao nível de leitura que a criança deve ter para entender aquele livro.

Tablet ou livro físico para a leitura infantil?

Hoje em dia as crianças já nascem nativas digitais, não é mesmo? Muitos pais sentem dificuldade em estimular os filhos a preferir os livros físicos aos digitais. Ainda mais porque eles próprios estão cada vez mais utilizando vários aparelhos – como celulares, tablets e notebooks – ao mesmo tempo. Uma das recomendações da Academia Americana de Pediatria é que só depois de um ano e meio que a criança pode entrar em contato com as telas de televisões e tablets. Uma forma de conseguir estimular as crianças pequenas a leitura é com livros que buscam ser interativos, contando com partes vazadas, com texturas e muito mais. Porém, na contramão dessa discussão há uma série de livros infantis criados diretamente para tablets. Nesse movimento, autores e editoras acreditam que a capacidade de estimular diversos sentidos da criança é justamente um diferencial que não deve ser ignorado. Pelo contrário, deve-se aproveitar essa potencialidade. Agora que  já conhece a importância e maneiras criativas de estimular a leitura infantil no seu lar. Está na hora de pôr tudo isso em prática. Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão (pode ser dica de estímulo à leitura até títulos de livros)? Comente!
Quer saber se está fazendo o máximo pela autonomia do seu filho? Baixe nosso ebook aqui.
A Corujando sempre disponibiliza conteúdo que pode te ajudar a estimular seu filho. Fique antenado (a).

Comentários

comments