Como disciplinar crianças

Crianças estão longe de serem anjos e (infelizmente) não seria diferente com o seu filho. Disciplinar crianças é amá-las! Uma criança com limites tem tudo para se desenvolver de forma sadia e se tornar um adulto bem ajustado. Quer dicas de como disciplinar crianças? Este artigo é para você!  

Faça o que eu digo e o que eu faço também!

 Já falamos aqui que a melhor forma de educar uma criança é através do exemplo. O famoso “faça o que eu digo” não funciona mais com os pequenos. Assim, a criança vai aprender naturalmente a como se comportar, dentro e fora de casa. Esta medida ajuda também a criar um forte laço de respeito entre pais e filhos.

Estabeleça limites e regras claras

Se um dia deixaram a criança sentar no encosto do sofá, vai ficar difícil de explicar porque ela não pode fazer o mesmo no dia seguinte. Por isso, estabeleça regras claras para permitir que a criança aprenda a ter limites.  

Explique que para cada ação há uma consequência

Essa é a parte de disciplinar crianças em que os pais mais têm dúvidas. Dar uma recompensa ao final de uma coisa boa não vai deixar a criança mimada, assim como uma punição não vai deixar o seu pequeno impossível de lidar. Faz parte de dar limites deixar claros que malcriações ou travessuras terão sim consequências. Agora, que tipo de consequências?  

Mas afinal, como disciplinar crianças?

Nunca bata no seu filho! Muitos avós e tios mais velhos não veem problema nenhum na prática, mas está comprovado que bater não ensina a criança o comportamento adequado. Existem maneiras mais efetivas de disciplinar seu filho, como por exemplo, uma boa bronca e até mesmo deixar de castigo. Lembre-se, o castigo deve ser sempre proporcional ao erro cometido. Quando for por seu filho de castigo, abaixe, olhe nos olhos dele, explique o que ele fez de errado e qual a consequência para aquele ato. Deixe claro que você não está feliz em tomar esta atitude, mas é para o bem da criança e da família. Agora que você já sabe como disciplinar crianças está na hora de pôr em prática tudo o que aprendeu! Não deixe que seu filho seja conhecido como uma criança-problema para tomar uma atitude! Disciplinar é sim, amar seu filho!  
Quer saber se está fazendo o máximo pela autonomia do seu filho? Baixe nosso ebook aqui.
A Corujando sempre disponibiliza conteúdo que pode te ajudar a estimular seu filho. Fique antenado (a).

Comentários

comments