Como castigar meu filho?

Todo pai já esteve ou estará em uma posição em que precisará castigar seu filho, porém terá dúvidas de como proceder. “Ele é muito novo para ficar de castigo”. “Ele vai se lembrar dessa bronca para sempre”. “Ele vai me odiar”. Todos esses medos e angústias só servem para seu filho se tornar uma criança mimada e um adulto despreparado para a vida em sociedade. Você ama seu filho? Então precisa discipliná-lo! E uma das formas para isso passa por saber como castigar uma criança. Acompanhe a seguir:  

Como castigar de acordo com cada idade?

Crianças tem percepção diferente de tempo que os adultos. Por isso, uma forma indicada para calcular quanto tempo uma criança deve ficar de castigo é um minuto para cada ano de vida. Pode parecer pouco, mas lembre-se que as crianças logo se distraem com seus pés, mãos e esquecem do castigo e do motivo deste. Antes dos três anos é importante dar pequenas broncas, além de usar e abusar do poderoso “não”. Impondo limites desde cedo, há grandes chances de seu filho se comportar melhor quando mais velho. Geralmente, o castigo educativo começa por volta dos três anos de idade. Nesta fase, a criança tem mais liberdade motora e entendimento de que ações causam afagos ou broncas. É normal ela ser mais “do contra” ou mesmo o pai sentir que está sendo testado. É importante sempre recriminar o ato e não a criança em si. Quando for explicar o porquê do castigo ou mesmo dar broncas, nunca diga “a mamãe não gosta mais de você, porque você jogou o brinquedo pela janela”. Ao invés, diga algo como “o papai fica triste quando você joga alguma coisa pela janela”.  

Como castigar crianças entre 6 e 8 anos de idade

 Nesta etapa a criança já está com um maior contato com a sociedade, frequentando a escola e até praticando atividades extra-curriculares. Por isso, redobre a atenção com a disciplina do seu filho. É fundamental não se deixar levar pela raiva e sempre impor castigos proporcionais ao que a criança fez de errado. Seja firme e não perca a autoridade frente ao pequeno. Lembre ao seu filho que os limites e regras foram estabelecidas por um fim: o próprio bem dele. Uma das formas clássicas de castigar é limitar o tempo de televisão ou videogames. Porém, busque deixar o castigo atrelado ao erro cometido.  

Como castigar crianças entre 9 e 12 anos de idade

Crianças mais velhas têm uma maior compreensão das consequências que seu comportamento trará, mas nem por isso você deve se descuidar. Muito mais confiantes e independentes que as menores, não é raro que isso “suba a cabeça” delas. Uma forma de castigar uma criança nesta fase é deixar que ela enfrente as consequências de seus atos. Por exemplo, se seu filho de 10 anos não fez a lição de casa (provavelmente esperando que os pais fizessem para ele), deixe que ele vá para a escola e fique com nota baixa. Agora que você já conhece os desafios de como castigar uma criança de forma educativa, o tem alguma para adicionar a nossa lista? Conte para gente nos comentários!
Quer saber se está fazendo o máximo pela autonomia do seu filho? Baixe nosso ebook aqui.
A Corujando sempre disponibiliza conteúdo que pode te ajudar a estimular seu filho. Fique antenado (a).

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *