10 formas de acelerar o desenvolvimento infantil

Cansado de ouvir palpites sem embasamento? Confira conselhos de profissionais para acelerar o desenvolvimento do seu filho.

1) Amamente, se possível.

Crianças que foram amamentadas tendem a apresentar melhor desempenho cognitivo quando mais velhas. Mesmo se não for possível dar o leite materno, explore ao máximo o momento da mamadeira, aproveitando para cantar, conversar e fazer carinho em seu filho.

2) Construa um divertido circuito de obstáculos.

Crianças que já se locomovem sozinhas adoram brincar de circuito. A atividade acelera muito o desenvolvimento infantil motor. Construa um simples em casa com almofadas, travesseiros, caixas e brinquedos. Mostre ao bebê como engatinhar por cima, por baixo ou em torno de cada parte do circuito. A brincadeira pode ficar mais complexa conforme a criança vai ficando mais velha e aprende a andar.

3) Mude sempre os cenários que a criança vê.

Você sempre coloca o cadeirão do mesmo lado da mesa para dar comida para o seu filho? Alterne os lugares. De tempos em tempos, mude os móveis do quarto de lugar. Façam outro percurso no caminho para a escolinha. Isso ajuda a construir memórias mais complexas e mostrar à criança que há modos alternativos de fazer uma mesma coisa.

4) De vez em quando, deixe a criança brincar com a comida.

Muitos pais e cuidadores têm resistência a esse item, pois parece que estão ensinando à criança um comportamento que denota falta de educação. No entanto, mexer na própria comida é uma atividade rica em estímulos. Sirva alimentos de texturas e cores diferentes, e deixe que ela os pegue com a mão e explore as sensações. A atividade, além de estimular a criança a ter um paladar mais variado, desenvolve a coordenação motora e a prepara para conseguir mexer nos talheres sozinha.

5) Leia livros com ela.

E leia livros repetidos! Estudos demonstram que, em torno de 8 meses de idade, os bebês já começam a aprender sequências de palavras em histórias, se elas forem lidas mais de três vezes. É uma ótima maneira de estimular o desenvolvimento infantil, especialmente da linguagem.

6) Faça um álbum de fotos de pessoas conhecidas do bebê.

Coloque fotos dele, do papai, da mamãe, dos cuidadores, dos avós, dos parentes mais distantes, de pessoas queridas em geral. Folheie o álbum junto com a criança. Quando alguém ligar, mostre a foto daquela pessoa no álbum. Isso ajuda a desenvolver memória e laços afetivos.

7) Crie um livrinho com fotos dos animais favoritos da criança.

Tire fotos dos animais favoritos da criança e faça um álbum. Depois, reveja o álbum, nomeando os animais, explicando os sons de cada um ou inventando histórias sobre eles.

8) Ajude a criança a criar memórias sobre si mesma.

Essa técnica serve especialmente para crianças que já falam. Mostre a elas fotos e vídeos de quando ela era mais nova e conte histórias sobre ela mesma: a primeira vez que tomou banho, que aprendeu a engatinhar, que passeou com a mamãe, que conheceu a vovó, enfim. Contar essas histórias ajuda a criança a fortalecer seu senso de identidade, construir memórias e desenvolver a linguagem.

9) Fale sobre sentimentos e emoções.

Também para crianças que já falam. Escolha uma hora de relaxamento, tal como o banho ou a hora de dormir, e pergunte à criança sobre seus sentimentos ao longo do dia. A conversa deve ser o mais natural e informal possível. Como foi o dia dela? O que a deixou triste ou feliz? Ajude-a a nomear seus sentimentos. Essa atividade é poderosa para o desenvolvimento socioemocional de seu filho, e pode ser mantida por muitos anos.

10) Deixe a criança fazer pequenas tarefas domésticas.

Mesmo os pequeninos podem ajudar com passos simples. Alguns exemplos são: separar coisas por categoria, colocar guardanapo na mesa, dividir as roupas sujas entre brancas e coloridas, guardar sapatos. Essas atividades, além de estimularem o desenvolvimento infantil no campo da coordenação motora, vão ensinando sobre responsabilidade e autonomia.  

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *