Desfralde descomplicado: Dicas de como passar dessa fase

Uma etapa importante na vida da criança é quando ela deixa as fraldas para usar o penico e posteriormente o vaso sanitário como os demais membros da família. O desfralde não é indicado para começar antes que o pequeno complete dois anos e sua duração varia, podendo levar dias ou meses.

Quer dicas de especialistas para esse momento tão importante da vida do seu filho? Então acompanhe esse post!

Dicas de desfralde

O que vai dizer com certeza se seu filho deve começar o desfralde é o comportamento dele. Até os dois anos, a criança está na fase oral descobrindo palavras e como se alimentar de forma mais independente (além de gostos para comida). Depois dos dois anos o pequeno entra na fase em que passa a compreender seu processo de fazer suas necessidades.

Quando a criança está pronta para o desfralde, ela dá sinais claros que está fazendo suas necessidades, como se abaixar, buscar o canto dos cômodos ou ficar debaixo de móveis como mesas e camas nesta hora.

Comece sempre com o desfralde diurno, sempre conversando muito com seu filho. Troque a fralda por peças íntimas de algodão. Dê preferência para roupas leves e fáceis de tirar caso seu filho demore mais tempo para entender o processo. Ajuda muito realizar o desfralde em épocas mais quentes como primavera ou verão.

Introduza seu filho ao penico ou redutor de assento e explique que ele deve avisar quando precisar ir ao banheiro. Importante: não brigue com ele caso “escape” alguma coisa. Este é um período de adaptação.

Desfralde noturno

Tirar a fralda para dormir é um processo mais complicado e demorado. Não se preocupe. É normal crianças de quatro ou cinco anos ainda precisarem da fralda para ter uma noite de sono tranquila.

Uma dica importante é ir reduzindo a quantidade de líquidos que a criança ingere a noite. Além disso, sempre, antes de a colocar para dormir, ensinar-laa criar o hábito de ir ao banheiro.

Ver crianças mais velhas como irmãos e primos irem ao banheiro sozinhas ajuda a instigar a vontade de ser independente também. Outra forma de estímulo é na creche ou pré-escola, onde os pequenos trocam muitas experiências.

Agora que você tem todo o conhecimento para começar o desfralde do seu filho está na hora de pôr a operação em prática. Seu pequeno já passou dessa fase? Então compartilhe conosco sua experiência!

 


Quer saber se está fazendo o máximo pela autonomia do seu filho?

Baixe nosso ebook aqui.


A Corujando sempre disponibiliza conteúdo que pode te ajudar a estimular seu filho. Fique antenado (a).

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *