Desenvolvimento do bebê: por que estimulá-lo a agarrar objetos é importante?

Um dos primeiros grandes momento de conexão entre pais e filhos é quando o pequeno agarra o dedo do adulto. Esse passo faz parte de uma série de ações que os nenéns executam por instinto, mas agarrar os objetos é fundamental para o desenvolvimento do bebê e deve ser sempre estimulado.

 

Quer entender porque o ato de agarrar objetos é tão importante para o desenvolvimento do bebê e como estimular isso? Continue lendo!

 

O que dizem os especialistas?

 

Há várias pesquisas científicas que comprovam a importância de conseguir agarrar objetos com as mãos para o desenvolvimento dos bebês. Uma delas, realizada por estudiosos da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos acompanhou 36 bebês com cerca de 3 meses de idade durante duas semanas.

 

Durante esse tempo, as crianças eram estimuladas a tentar segurar objetos por pele menos 10 minutos por dia, porém metade deste grupo usava luvas que grudavam nos objetos e brinquedos usados no estudo, o que deixou a experiência mais interessante e divertida para elas.

 

Dentre os resultados analisados, as crianças que utilizaram as luvas durante o período de teste tinham mais foco, buscavam interagir com os objetos de formas diferentes e por mais tempo, o que impactou significativamente o desenvolvimento da sua coordenação motora.

 

Quando as crianças completaram um ano de idade, o teste foi repetido com 25 delas e os resultados se mantiveram. Nesta etapa do estudo, os pais responderam um questionário sobre seus filhos e a avaliação dos que usaram a luva no quesito atenção e foco foi surpreendente.

 

O que fazer para estimular o desenvolvimento do bebê?

 

O tato é um dos cinco sentidos do bebê mais gostosos de ajudar a desenvolver e acredite, há muito o que os pais podem fazer, como:

 

  • Brincar usando apenas o corpo
  • Capriche na decoração do quarto do bebê, como móbiles e brinquedos que chamem a atenção
  • Fazendo massagens, como a shantala.
  • Escolhendo bons brinquedos educativos
  • Estimular as crianças a ser independentes como assoar o nariz e usar talheres

 

Vale lembrar que as crianças irão tentar segurar objetos que estão ao seu alcance. Então, cuidado com objetos cortantes, produtos de limpeza e qualquer coisa que possa oferecer risco ao bebê!

 

 

Viu só como pequenas coisas podem representar um grande ganho no desenvolvimento do bebê?

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *