Como educar bebê de um ano: a hora de dizer não

São tantas conquistas e descobertas encantadoras que muitos pais acabam enfrentando dificuldades em como educar bebê de um ano. Mas atenção, uma criança com limites é a base para um adulto bem ajustado. Amar é sim, educar.

Se você está enfrentando problemas com seu bebê ou quer se preparar para essa fase? Então acompanhe:

Mas afinal, como educar bebê de um ano?

As crianças desta faixa etária estão conhecendo o mundo e seus próprios limites. Muitas vezes, isso leva a uma certa teimosia e muito estresse para os pais. Sempre que possível, permita que a criança fracasse. Esteja atento apenas se não há riscos quanto à segurança dela. Poucas coisas vão ensinar melhor uma criança sobre suas próprias capacidades. O bebê de um ano ainda está aprendendo quais atitudes rendem bronca ou não. É comum os pais sentirem que a criança os está testando. A criança está descobrindo tudo e o que é certo e errado vem nesse pacote. É hora de introduzir as famosas “palavrinhas mágicas”. Mostre como “por favor”, “com licença” e “obrigado” fazem diferença. Outro temor é a famosa “birra”. O importante é não recompensar esse comportamento. Mostre seu descontentamento (sem se alterar) e se possível se afaste. Deixe claro para o pequeno que não é fazendo um escândalo que ele conseguirá alguma coisa. Caso o episódio aconteça fora de casa, tente tirá-lo do ambiente e converse seriamente com ele.

O que fazer quando o bebê passa dos limites?

Não custa repetir: bater ou mesmo só ameaçar não é educar. Não é através do medo que a criança vai compreender o que é certo ou errado e sim através de muito diálogo. Por de castigo é uma medida mais efetiva, porém dependendo da criança pode não funcionar muito bem. Mostre para o bebê exatamente o que ele fez de errado e qual a consequência deste ato. Não perca o controle e grite com a criança. A “bronca” precisa ter tom de conversa e decepção, deixando claro o erro cometido e a consequência disso. Por exemplo, se a criança jogou um tênis no aquário, não grite porque o calçado está molhado e sim explique que aquilo podia ter machucado algum peixinho. Seu filho vai entender (e os peixes agradecem). Agora que você já sabe as dicas do Corujando sobre como educar bebê de um ano, conte para gente quais as outras dificuldades com os pequenos que você possui. Queremos te ouvir!

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *