Como o bebê desenvolve seus cinco sentidos?

Muitos pais têm dúvidas sobre o desenvolvimento dos cinco sentidos do bebê e, principalmente, o que podem fazer para ajudar neste desenvolvimento.

 

Mas o que são os cinco sentidos?

Os cinco sentidos são o canal para conhecer, experimentar sensações e interagir com o meio que nos cerca. Relembrando, os cinco sentidos são: tato, olfato, audição, visão e o paladar.

 

O Tato

O tato é o primeiro dos cinco sentidos que os bebês desenvolvem, isso, ainda no útero da mãe. Geralmente é por volta da 5ª ou 6ª semana de gestação, ou pouco menos de dois meses, que a criança começa a sentir o contato com o líquido amniótico em algumas partes do corpo.

O que fazer para ajudar no desenvolvimento deste sentido: Massagens; pegar o bebê no colo; abraçar; a própria amamentação; brinquedos com texturas diferentes além de estimular a criança a andar com os pés no chão em superfícies diferentes como grama e pisos com relevos.

 

O olfato

Outro dos cinco sentidos que os pais se surpreendem ao saber que se desenvolve ainda durante a gestação é o olfato, fato que ocorre aproximadamente, na 28ª semana da gravidez quando o bebê reconhece o odor do útero.

O que fazer para ajudar no desenvolvimento deste sentido: Apresente o bebê aos cheiros que fazem parte da rotina da casa como os pratos durante o cozimento, flores do jardim e animais de estimação. A hora do banho também vai introduzir vários perfumes ao pequeno.

 

A audição

Este sentido costuma se desenvolver durante o terceiro mês de gravidez. De dentro da barriga o bebê consegue ouvir o coração da mãe bater, interações com ele e músicas executadas ao redor da mãe.

O que fazer para ajudar no desenvolvimento deste sentido: Converse com o bebê e estimule outras pessoas, como pai e avós, a fazer o mesmo.

 

A visão

A visão é um dos últimos sentidos que se desenvolvem. Leva meses de nascido para o bebê começar a enxergar normalmente.

O que fazer para ajudar no desenvolvimento deste sentido: Opte por brinquedos educativos que explorem formatos e cores para o bebê. A decoração do quarto do bebê, com móbiles interessantes, também pode ajudar.

 

O paladar

O paladar também começa a se desenvolver ainda durante a gestação. Entretanto, apenas depois do nascimento que ele se desenvolve completamente. Ao nascer, o bebê já consegue distinguir sabores. Mas, lembre-se: até os seis meses a alimentação do bebê deve ser pautada pelo leite materno.

O que fazer para ajudar no desenvolvimento deste sentido: Estimule que a criança experimente alimentos com diferentes sabores e texturas. Lembre-se, o bebê ainda está descobrindo sobre seus próprios gostos.

 

Viu como você pode participar ativamente do desenvolvimento dos cinco sentidos do seu bebê? Comece hoje mesmo a apresentar o mundo ao seu pequeno!

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *