Como estimular o desenvolvimento do cérebro do bebê?

Sabia que existem maneiras de estimular o desenvolvimento do cérebro do bebê antes e depois do nascimento?

O desenvolvimento do cérebro do bebê vai ditar como ele vai se relacionar com o mundo, de sua coordenação motora à capacidade de assimilar conhecimento, passando até mesmo pela velocidade de seu raciocínio.

Estimulando o cérebro do bebê antes do nascimento

Para se desenvolver corretamente, o cérebro do bebê precisa de nutrientes. Por isso, a mãe não pode descuidar do pré-natal e de uma boa alimentação, com alimentos ricos em ácido fólico e ômega-3. É bem provável que o médico que acompanhará a futura mamãe vai indicar vitaminas e ditar uma dieta.

Já falamos dos benefícios de conversar com o bebê ainda na barriga , mas precisamos reforçar a importância de colocar sons e músicas, principalmente as clássicas, para ele. Existem diversos estudos que comprovam a eficácia da música clássica no desenvolvimento do feto. Além disso, a música também relaxa a mãe durante a gestão.

 

Estimulando o cérebro do bebê depois do nascimento

Fora da barriga da mãe, é preciso oferecer os estímulos certos para estimular o desenvolvimento do cérebro do bebê. Estímulos estes que vão desde o contato com os pais até brinquedos educativos.

Outro fator decisivo para o desenvolvimento do cérebro do bebê (e dele como um todo) é a amamentação. Há inúmeras pesquisas que comprovam o melhor desempenho das crianças que foram amamentadas, pelo menos, até os seis meses de idade. Uma delas, realizada no Brasil, acompanhou 3500 pessoas por 30 anos e comprovou que os que foram amamentados por mais de um ano apresentaram um QI 3 pontos maior em média do que os demais.

Ler histórias para os pequenos também é um poderoso estímulo para o cérebro do bebê. Além de criar o hábito da leitura, ouvir histórias relaxam as crianças, criam vínculo entre pais e filhos e ainda ajudam na formação do vocabulário das crianças.

Mas atenção: cada criança tem seu ritmo! Não meça o desenvolvimento do seu filho com o de outras crianças e nem faça disso uma competição. Respeite a opinião do seu pediatra sobre o desenvolvimento do bebê.

Viu com não precisa de muito para estimular o desenvolvimento do cérebro do bebê? Acredite: Ele vai te agradecer no futuro!

 

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar suas experiências? Comente!

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *