Quando o bebê senta sozinho?

O primeiro passo para o bebê começar a engatinhar e assim andar é ficar sentado sozinho. Por ser o começo de uma jornada tão importante, requer uma atenção especial dos pais. Quer descobrir quando o bebê senta sozinho e o que você pode fazer para estimular e ajudá-lo neste momento? Continue lendo!  

Mas afinal, com quantos meses o bebê senta sozinho?

Geralmente o bebê começa a ficar sentado aos quatro meses. Porém, ele só consegue ficar sem apoio e completamente independente sentado quando chega aos seis meses. Não se preocupe se levar mais tempo para o seu bebê, pois cada criança tem o seu desenvolvimento. Sem pressão, ok?  

Como estimular o bebê a sentar sozinho?

Existem exercícios e técnicas que estimulam os músculos das costas e da barriga que podem ajudar muito neste momento tão especial. Vamos descobrir como ajudar o bebê a sentar sozinho:
  • Ponha bebê de bruços e deixe ele estimular o pescoço: O ideal é que seja uma superfície lisa e firme, como por exemplo, o tapete de brincadeiras da criança forrado no chão. Assim, o bebê vai estimular o pescoço e levantar a cabeça. Essa atividade é ideal para crianças de um a quatro meses de vida.
 
  • Sente o bebê entre várias almofadas: Essa é uma ótima forma de ele começar a entender (e o corpo dele também) o que é ficar sentado. Faça uma verdadeira barricada com travesseiros e almofadas, até para ele não se machucar caso se desequilibre e envergue para um dos lados. Essa prática é ideal para crianças maiores, entre três ou quatro meses.
 
  • Balançar o bebê (serra-serra-serrador): Uma das brincadeiras clássicas entre pais e filhos é a famosa “serrinha”, onde o adulto coloca o bebê no colo e o balança para frente e para trás. Esse exercício é ótimo para o fortalecimento dos músculos da criança.
 

Cuidados redobrados na casa

Tenha especial atenção às quinas de móveis e a objetos que o bebê possa alcançar e levar a boca. Todo cuidado é pouco com crianças pequenas e quando o bebê senta sozinho isso se intensifica.   E você, seu bebê senta sozinho? Conta para gente como foi isso nos comentários. Ainda faltam alguns meses? Não tem problema: é hora de tirar dúvidas. Queremos te ouvir!

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *