Bebê recém-nascido? Conheça os cuidados essenciais com os pequenos!

Mesmo quem não é “marinheiro de primeira viagem” pode ter dúvidas sobre os cuidados com um bebê recém-nascido.

Uma criança é considerada recém-nascida até o seu 28º dia e durante este período requer atenção especial. Quer conhecer melhor os cuidados com um bebê recém-nascido? Então acompanhe!  

Cuidados médicos que um bebê recém-nascido precisa!

  Ao sair da maternidade, o bebê já terá feito exames importantes como o teste do pezinho, tipagem sanguínea e os que avaliam audição e visão. Além disso, há uma série de vacinas que a criança deve receber até completar 2 anos de idade. Como recém-nascido, ele terá que tomar vacinas BCG ID e contra Hepatite B.  

Rotina de um bebê recém-nascido em casa

  Chegando em casa, os primeiros 10 dias do bebê são caóticos. É nesta fase que a criança começa a desenvolver padrões de sono e horários para mamar. Lembrando que até os 6 meses o bebê não precisa de água, apenas do leite materno.   Uma das coisas que mais preocupam os pais de um bebê recém-nascido são os cuidados com o umbigo. Na verdade, o que cai é uma parte do cordão umbilical (ou seja, pele da mãe), que fica preso ao corpo da criança. O coto umbilical costuma se desprender entre a segunda e a quarta semana de vida do bebê e até lá deve ser sempre limpo com cotonete e álcool 70% depois de cada banho e troca de fraldas.   Outra preocupação clássica é com a moleira. A moleira é composta por duas partes da cabeça da criança que são mais moles e frágeis, justamente para permitir o desenvolvimento do seu cérebro e passagem durante o parto. A moleira posterior só fecha no segundo mês e a anterior entre o 10º e o 15º mês de vida do pequeno. Até lá é preciso atenção, pois sua alteração pode indicar doenças como meningite ou hidrocefalia.   Outro item da rotina de um bebê é banho de sol. Sem ele, o pequeno não consegue ativar a vitamina D que obtém do leite materno.   Agora que você conhece os cuidados básicos com um bebê recém-nascido conte para nós o que achou das dicas ou compartilhe sua experiência! Queremos te ouvir!

Comentários

comments