Segredo para crianças mais inteligentes? Amor de Mãe!

Não é difícil acreditar que crianças que se sentem amadas se desenvolvem melhor. Isso, obviamente, impacta muitos aspectos de sua vida. Em 2016 foi divulgado um estudo confirmando isso. Tal publicação mostrou que as mães que demonstram afeto e apoio emocional conseguem estimular o desenvolvimento do cérebro dos filhos.

Quer ver como amor de mãe ajuda na inteligência dos pequenos? Continue lendo.

 

Amor de mãe que estimula o tamanho do cérebro

A pesquisa foi realizada durante anos pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, com 127 crianças. Aquelas que tinham uma maior (e mais carinhosa) interação com suas mães apresentaram uma diferença no tamanho do hipocampo. Tal área do cérebro é responsável pela memória, aprendizado e até controle das emoções.

Outra descoberta que a pesquisa fez foi mostrar que o amor de mãe é ainda mais fundamental nos primeiros anos de vida das crianças. Isso porque, nesse momento, seus cérebros estão em pleno desenvolvimento. Não adianta tentar compensar depois! Quando a criança é menor possui uma maior plasticidade cerebral, o que permite a ela aprender mais rápido, mas também sofre maiores marcas resultado de suas experiências.

Com um hipocampo maior e mais desenvolvido, além de um rendimento escolar melhor, as crianças apresentam também um desenvolvimento emocional mais saudável ao chegarem na adolescência. O que impacta suas relações na família, na escola e na sociedade.

 

Como o estudo foi realizado?

O estudo comparou o desenvolvimento das crianças através de ressonâncias magnética periódicas no cérebro, do começo da vida escolar até a adolescência dos indivíduos.

Já as mães eram gravadas realizando testes que simulavam momentos do dia a dia, como desempenhar uma tarefa estressante próximo ao filho enquanto ele recebia um pacote com embalagem atraente, o qual não podia abrir.

As mães que conseguiam manter a calma, executar a tarefa e ainda apoiar o filho foram classificadas como afetuosas, enquanto as que perdiam a paciência ou mesmo negligenciaram a criança para completar a atividade foram classificadas negativamente.

 

Viu como as palavras, atitudes e o amor de mãe (e das pessoas que participam da criação) podem influenciar o desenvolvimento e até mesmo o futuro das crianças?

Acredite, todas as mães têm dificuldades e conversar ajuda muito! Tanto a tentar coisas novas, como simplesmente para saber que você não está sozinha em suas dificuldades.

Comente abaixo e conte para nós suas experiências!

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *